Fertilizantes

FERTCEL . Constituído por zeólita do tipo clinoptilolita

O FERTCEL → é constituído por zeólita do tipo clinoptilolita, a qual tem a capacidade de potenciar a ação dos nutrientes que constituem os fertilizantes químicos e orgânicos, de regular a fertilidade, e de condicionar o solo.

O FERTCEL é um produto compatível com os métodos de produção biológica. O FERTCEL destina-se a ser incorporação na mistura de fertilizantes NPK e Nitrogenados, assim como na elaboração de substratos e compostos.

Este produto disponibiliza nutrientes de forma prolongada à planta, reduzindo as suas perdas por volatilização, lixiviação ou escorrimento superficial. Este produto tem ainda elevada capacidade de retenção de ar e de água.

A clinoptilolita possui uma alta capacidade de troca catiónica – CTC (superior a 150 mEq/100g), o que provoca a retenção temporária de iões, libertando-os à medida que são requeridos pela planta. Para além disso, a clinoptilolita diminui as perdas de nitrogénio que ocorrem no solo, elimina a fixação do fósforo pelo ferro, alumínio e manganês em solos ácidos, aumenta a eficiência do potássio, e diminui a acidez dos solos. A clinoptilolita pode absorver até 40% do seu peso em água.