Como construir uma estufa subterrânea

Construir uma estufa subterrânea significa poder cultivar alimentos durante todo o ano, independentemente do clima, criando resiliência e um fluxo de renda mais constante.

Existe uma necessidade crescente de alimentos seguros, saudáveis e naturais, e o que parece ser uma quantidade cada vez menor de espaço para o cultivo de alimentos orgânicos saudáveis em solos ricos em nutrientes. Os produtores estão sempre à procura de métodos que economizem energia, reduzam a poluição, produzam mais colheitas de melhor qualidade e sempre acessível. Estufas subterrâneas são o método preferido para agricultores ambientalmente conscientes.

As estufas subterrâneas podem ser construídas dentro de uma ampla variedade de condições geográficas e climáticas e, como o solo é mais quente no inverno e mais frio no verão, está assim a criar um microclima muito mais estável do que o cultivo ao ar livre. Geralmente, o projeto é construído de 1 a 1,5 metros abaixo da superfície, e a configuração permite a cotização e o armazenamento de radiação solar durante o dia. O crescimento pode ser alcançado ao longo do ano, independentemente das condições climáticas, razão pela qual as estufas subterrâneas são chamadas Walipini, que significa “local de calor”.

Como um Walipini funciona e como construir um:

É uma construção intrigante que combina os princípios do calor solar passivo com um edifício protegido pela terra.

Mas como fazer um? O Instituto Benson de Agricultura Sustentável sem fins lucrativos, nos Estados Unidos, criou um manual que indica como um Walipini funciona e como construí-lo:

O teto que fecha o buraco também deve ser coberto por duas camadas de plástico, uma acima e outra sob o teto. Quando os raios do sol penetrarem, um ambiente quente será criado, propício ao crescimento das plantas. As paredes subterrâneas ajudam a conservar a humidade e o calor.

A largura e o comprimento do furo retangular podem ser variados;

O importante é que haja espaço suficiente para cada colheita.

Vantagens das estufas subterrâneas:

  • A temperatura permanece constante e alta durante os invernos;
  • Durante os verões, a temperatura permanece fria e a humidade é muito maior;
  • O custo de construção é baixo e a produção é alta.
Bibliografia:
. https://elhorticultor.org/wp-content/uploads/2019/03/a-as951s.pdf

. https://elhorticultor.org/construye-un-invernadero-subterraneo-para-cultivar-durante-todo-el-ano/?amp&fbclid=IwAR1zJAS0jbQRaSkFvMe6M2CVfEI3UYZmvKGNya85VBTLo5rLX0gMvu47v3E