CONSULTÓRIO HORTÍCOLA

Batata-doce, uma oportunidade de negócio

Atualmente, a cultura da batata-doce constitui uma oportunidade de negócio, mas também um desafio. Uma oportunidade porque, embora seja uma cultura muito trabalhosa, remunera relativamente bem o investimento.

Existe maquinaria adaptada ao plantio e colheita, reduzindo grandemente a mão-de-obra e um conhecimento das diferentes fases da cultura e das necessidades da planta

No concelho de Aljezur, diversas gerações cultivaram e viram cultivar batata-doce. A batata-doce Lira, produzida nesta região, tem a sua qualidade assente no potencial edafo-climático da região, na qualidade do material genético, no “saber produzir” acumulado de gerações e no apoio dado pela autarquia à sua associação. Para assegurar o futuro da batata-doce Lira, é necessário criar maior espírito associativo, produzir mais e melhor e criar um circuito de distribuição, para remunerar melhor o investimento realizado pelos produtores.

Para poder produzir mais e melhor, é necessário realizar protocolos com instituições e empresas com vista à criação de uma rede de parceiros que proceda à realização de ensaios de campo e análises de despiste de doenças.

Extrato de um artigo da autoria de Manuel Marreiros e Pedro Louro (APBDA) e J. Entrudo Fernandes (DRAP Algarve)