Uncategorized

VÁRIAS CULTURAS . Soluções para o combate ao míldio

O míldio dá nome a diversas doenças de caráter criptogâmico, ou seja, são causadas por fungos ou organismos parasitas que aparecem nas plantas e podem chegar a atacar a todo o cultivo, tendo assim consequências catastróficas.

Como é sempre melhor começar pela prevenção, deve ter o cuidado de usar ferramentas limpas e mãos desinfetadas, as plantações devem ser cuidadas (manutenção, podas, ervas daninhas), assim evitará que os esporos do míldio contaminem outras plantas.

No caso de a prevenção falhar:
  • Eliminar as folhas suspeitas ou contaminadas. Retire-as com cuidado para não infetar as outras plantas e não expandir a doença. Use ferramentas desinfetadas e assegure-se de ter as mãos limpas.
  • Veja-se livre de tudo o que estiver infetado de míldio (deite fora, incinere-o, etc).
Caso seja necessário, recorrer à aplicação dos produtos :
  • De contacto: são produtos usados nos tratamentos preventivos e são mais efetivos quando se encontram na superfície da planta. Caracteriza-se por não penetrar no interior da vegetação. Pode-se repetir o seu uso caso se verifique que a chuva ou as regas os tenham eliminado.
  • Penetrantes: Ao contrário dos produtos de contacto, estes infiltram-se no interior da planta e circulam pela zona em que foram aplicados. São preventivos e curativos na primeira etapa do aparecimento do míldio.
  • Sistémicos: como a categoria anterior, este produto penetra no interior e neste caso circula através da seiva para todas as partes da planta e a todos os seus órgãos. Recomenda-se limitar o seu uso, pois gera resistências.

CATEGORIAS RELACIONADAS:

Se é empresa fabricante / distribuidora / comercializadora:

Que soluções gostaria de apresentar aos leitores deste artigo ?