Arroz Caravela chegará em breve ao consumidor

Após a Lusosem obter, em 2022, os direitos para o desenvolvimento da variedade de arroz Caravela, fruto do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Arroz do INIAV / COTARROZ, a multiplicação e promoção desta variedade foram a prioridade em 2022 e 2023. Os resultados, entretanto, obtidos nas 3 regiões orizícolas, permitem apresentar a variedade Caravela como uma aposta segura e disponível para os produtores nacionais. De facto, esta variedade com um grão do tipo Carolino, está a demonstrar todas as vantagens e capacidades do Melhoramento Vegetal bem dirigido.

Em 2024, e na sequência de contactos iniciados em 2022, é com satisfação que se anuncia o estabelecimento de uma parceria Lusosem, Novarroz e Clube de Produtores do Continente para fazer chegar o CARAVELA ao consumidor final num projecto de promoção do Arroz Carolino NACIONAL, um projecto com forte potencial e importância na dinamização e promoção da Investigação e Produção NACIONAL.

A assinatura oficial do protocolo do Consórcio decorreu no dia 1 de outubro, no Dia Aberto do COTArroz-CC, perante convidados de diferentes intervenientes do sector agroalimentar. Um dos momentos altos desse encontro foi precisamente a apresentação do Projeto Caravela, fruto do trabalho duma equipa que envolveu anos de investigação e que é coordenada pelo INIAV, IP, cabendo a execução ao COTArroz com o apoio da CCDR Centro, que resultou na primeira variedade de arroz Carolino melhorada em Portugal.

Saiba tudo AQUI ↵