Recupere os seus rendimentos com uma análise da rega por IA

Aerobotics, empresa de agricultura de precisão, utiliza a visão computacional líder para a agricultura.

Ao oferecer uma vasta gama de informações, a equipa de especialistas em agronomia ajuda os produtores a medir, gerir e proteger melhor as suas produções. Clientes por todo o mundo utilizam as imagens de transpiração da Aerobotics para tomarem decisões baseadas em dados para as suas estratégias de rega e para alcançarem a uniformidade das mesmas.

Um desses clientes é a Duck River Agriculture, para quem, em Portugal estas informações ajudaram a equipa a detetar problemas e tomar ações perante diversas linhas de rega que estavam a afetar aproximadamente 845 árvores.

A Duck River Agriculture é uma produtora e exportadora de amêndoas líder em Portugal, cultivando um total de 3000 hectares. No que respeita a práticas de cultivo, acredita que o mundo moderno tem muito para oferecer e o seu objetivo consiste em produzir as maiores colheitas com o mínimo de recursos. Helena Ferreira, engenheira agrónoma na Duck River Agriculture explica-nos como utilizam as imagens térmicas da Aerobotics para detetar anomalias na rega por gotejamento.

O problema: Recolha de dados ineficaz

Um dos principais desafios da Duck River Agriculture é conseguir pomares homogéneos. Sem uma vista aérea, os engenheiros agrónomos da Duck River tinham de deslocar-se aos campos para identificar áreas de baixo desempenho, num processo era demorado e sem garantia de estarem a identificar as áreas corretas.

A solução: Identificar e quantificar a variação com precisão

Em 2019 o diretor geral da Aerobotics em Portugal, Bernardo Costa, apresentou a empresa a Duarte Correia, CEO da Duck River Agriculture, de forma a permitir-lhe identificar e quantificar com precisão as causas por detrás da variância dos pomares.

Com recurso às imagens térmicas de alta resolução da Aerobotics, Bernardo Costa identificou uma longa linha reta na zona central de um setor da Herdade da Antinha com baixa transpiração, relacionada com as copas com menor área e vigor vegetativo. Enviou uma fotografia a Helena Ferreira, conforme apresentado acima na Figura 1, que no terreno descobriu que a linha de rega estava deslocada, afetando 125 árvores. Durante a sua verificação identificou ainda mais 18 linhas com problemas utilizando as informações de transpiração da Aerobotics.

Faça com que cada gota conte

Os dados de transpiração foliar da Aerobotics permitiram à Duck River Agriculture realizar ajustes atempados em linhas deslocadas e reparar linhas rompidas para garantir a uniformidade de rega. As medidas corretivas realizadas num total de 18 linhas rompidas salvaram aproximadamente 845 árvores. Sem as intervenções, a capacidade destas árvores em produzir amêndoas durante o seu ciclo de vida seria severamente afetada e resultaria em perdas significativas nas receitas para as campanhas futuras.

A gestão de água com precisão é necessária para otimizar a produção. Com os dados de transpiração da Aerobotics o agricultor pode tomar decisões perante problemas de rega detetados de forma automática, realizando a manutenção do sistema de rega e, no final, garantindo uniformidade da rega por toda a sua exploração.

Na Duck River Agriculture, as imagens térmicas permitiram à equipa realizar a manutenção dos sistemas de rega com eficiência e garantir a eficácia da rega.

Para ver esta tecnologia em ação na sua exploração solicite uma reunião com Bernardo Costa, Diretor de Parcerias Globais Contactos: bernardo@aerobotics.com | + 351 933 637 986.

 Artigo completo publicado na edição de outubro 2022 da Revista Voz do Campo.