Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas de Novembro’22

O Relatório do Estado das Culturas e Previsão de Colheitas de Novembro 2022 já está disponível.

Durante o mês de novembro persistiu uma intensa precipitação, contribuindo para a reposição dos níveis dos lençóis freáticos, situação que também se aplica à maioria do território da sub-região de Trás-os-Montes. Em todos os concelhos da sub-região de Entre Douro Minho, o índice de água no solo ultrapassou a capacidade de campo, sob efeito de uma precipitação impressionante em outubro e novembro (o valor acumulado superou o dos meses remanescentes). Em consequência, fazem-se sentir constrangimentos nas sementeiras das culturas de Outono/Inverno.

As condições meteorológicas permitiram também a recuperação de algumas culturas, com especial destaque para os prados, pastagens e culturas permanentes. Em contrapartida,  impediram, na sub-região de Entre Douro e Minho, a conclusão das colheitas do milho em regadio (comprometendo, também, a secagem e armazenagem das espigas) e kiwi.

Reitera-se a preocupação quanto à propagação, de certa forma exponencial, da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu) que afeta a produção de castanha, impactando a economia das explorações da sub-região de Trás-os-Montes.

<strong>→ Consulte aqui o relatório</strong>