Fornecer o mercado europeu durante vários meses, com tempos de entrega de 3-4 dias é uma grande vantagem

A Altantic Sun Farms foi criada com o intuito de produzir batata-doce para o mercado Europeu, quando em 2009 os proprietários da empresa verificaram o potencial de mercado que este produto poderia atingir. Procuraram pela Europa o melhor local para a sua produção e identificaram a zona de Aljezur/Odemira com histórico de produção (IGP), com todas as condições para a instalação.

A produção abrange uma área de 155 hectares, ocupada maioritariamente por variedades de polpa laranja (‘Bellevue’ e ‘Beuregard’), mas o diretor geral da ASF revela o aumento da procura por outras variedades, de polpa roxa, branca e amarela e como tal tem aumentado a área de produção destas variedades.

A campanha está a revelar-se um pouco difícil devido aos aumentos dos custos de produção, transporte e de outros materiais que não é possível refletir nos preços de venda.

Apesar disso, Nuno Duarte destaca como ponto forte a possibilidade de fornecer batata-doce ao mercado europeu durante 7-8 meses, com tempos de entrega de 3-4 dias, “tornando-a um produto de qualidade superior respeitando todas as boas práticas agrícolas, sociais e de qualidade alimentar” (…).

→ Leia a reportagem completa publicada na Revista Voz do Campo – edição de novembro de 2022.