Importância da Gestão eficiente da água e energia

Portugal, cada ano que passa, experimenta com maior evidencia os efeitos das alterações climáticas, o clima mediterrânico em que nos inserimos, tem-se feito sentir de forma muito intensa, cada vez os fenómenos extremos são mais frequentes, chuva muito intensa e localizada, ondas de calor avassaladoras e seca…!

Nestas condições, a gestão da água de rega, especialmente nas culturas de primavera/verão tem uma importância enorme.

Neste contexto, participando no grupo operacional VRI-Regadio de Precisão, em parceria com a empresa Terrapro, instalamos nos sistemas de rega da nossa exploração equipamentos que permitem que o pivot faça rega diferenciada em “fatias de queijo” alterando a velocidade do mesmo, logo, colocando mais ou menos água em cada local.

Começámos com o levantamento da condutividade elétrica aparente do solo em todas as parcelas, seguidamente instalámos várias sondas em cada parcela de acordo com o tipo de solo, e o último passo foi calibrar os ângulos do pivot, para, da forma mais eficiente possível, regar apenas de acordo com as necessidades das plantas em cada local, utilizando as informações das sondas.

Iniciámos este projecto em 2017. Os resultados foram muito animadores, conseguimos que a água fosse utilizada de forma muito mais eficiente, como se pode verificar pelo mapa de colheita da ceifeira, conseguimos neste período, e em parcelas com uma heterogeneidade enorme de solos, uma produção muito mais homogénea.

Sendo a água um recurso escasso, temos a obrigação de a utilizar da forma mais eficiente possível, mais Kg por M3, deverá ser o grande objectivo.

→ Leia o artigo completo na edição de novembro de 2022, da Revista Voz do Campo.

Autor:
José Pereira Palha
Empresário Agrícola e presidente da Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais

Artigo no âmbito da Comunicação efetuada na 5.ª edição do projeto aQuacer – Dedicado ao “Uso Eficiente da água na cultura do milho – Rega por aspersão” que se realizou no Monte de S. Isidro, propriedade de José Pereira Palha

Nota: Escrito ao abrigo do anterior AO