PROBLAD, novo biofungicida 100% português derivado do tremoço obtém autorização em culturas-chave da agricultura nacional

PROBLAD é um novo conceito de fungicida natural à base de uma proteína obtida do extrato aquoso de sementes germinadas de tremoço doce (Lupinus albus), desenvolvido e patenteado pela CEV, SA e comercializado em Portugal pela Lusosem – Produtos para Agricultura SA, ambas PMEs portuguesas.

Este Biofungicida desenvolvido por investigadores portugueses do ISA a partir do tremoço, está já autorizado em Portugal para ajudar a prevenir as principais doenças fúngicas que afetam a videira (podridão-cinzenta-dos cachos e oídio), os pomares de frutos de caroço (moniliose), os arrozais (piriculariose), o tomateiro, a beringela e o morangueiro (podridão-cinzenta e oídio).

Esta nova solução natural e 100% portuguesa é totalmente segura para os aplicadores e para o meio ambiente e não deixa resíduos nos produtos agrícolas. Tem um intervalo de segurança de zero dias e um intervalo de reentrada em campo de zero horas. Os agricultores podem aplicar o PROBLAD até à fase final do ciclo das culturas. O produto está autorizado em Agricultura Biológica.