A Direção-Geral do Território irá dar inicio uma série de quatro cursos teórico-práticos sobre o Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo. Os cursos têm como objetivo capacitar técnicos para compreender e utilizar o SMOS, os seus visualizadores e produtos cartográficos, mas não só. Pretende-se também capacitar os técnicos para contribuir e melhorar o desenvolvimento futuro do sistema. Assim, reforçamos o lado colaborativo do SMOS, o qual tem estado presente desde a sua criação.
Os cursos são gratuitos e irão iniciar-se a partir do dia 27 de setembro, em formato on-line e semanalmente, sendo, por esta razão, obrigatória uma inscrição, o que permitirá a todos os participantes, a obtenção de um certificado de participação.
Com a realização destes cursos, pretendemos dar uma perspetiva geral do sistema, incluindo a sua governança e futuros desenvolvimentos, incidindo sobre os produtos cartográficos e visualizadores do SMOS com exercícios práticos, os quais serão realizados tendo por base os visualizadores do SMOS sendo apenas necessário ter um browser com ligação à internet para os exercícios práticos.
Cada curso focar-se-á num tema específico, nomeadamente no SMOS como um todo e em cada um dos seus visualizadores (COScid, viSMOS e COSvgi). A componente prática dos cursos incluirá exercícios em áreas temáticas como a floresta, a agricultura e o ordenamento do território. Os exercícios demostrarão utilizações dos visualizadores como a pesquisa, extração e exportação de informação alfanumérica e gráfica com base nos produtos cartográficos do SMOS, análises espaciotemporais para responder a perguntas sobre as alterações do uso e ocupação do solo ao longo do tempo, criação de informação geográfica, etc.
Consulte a descrição detalhada dos cursos no sítio do SMOS, a partir de onde poderá inscrever-se: https://smos.dgterritorio.gov.pt/cursos-e-seminarios