New Holland lança o novo trator T5S na SIMA

A New Holland está a expandir a sua gama de tratores T5 com o novo utilitário de tamanho médio T5S.

Estas máquinas essenciais, robustas, potentes e fáceis de utilizar asseguram o nível máximo de desempenho e produtividade para realizar o trabalho em todas as condições.

Com uma distância entre eixos de 2350 mm e um peso de aproximadamente 4 toneladas, o T5S é um verdadeiro trator multiúsos para explorações pecuárias e mistas, garantindo a máxima versatilidade com acessórios dianteiros e traseiros, desde o manuseamento de material até feno e forragem, passando pela mobilização ligeira do solo até à fertilização e transporte.

Oscar Baroncelli, Diretor Global do segmento de tratores da New Holland, afirmou: “Estas novas adições à gama comprovam a reputação da família T5 como máquinas versáteis e compactas com o melhor desempenho da classe. Estamos orgulhosos por ver como estas características são reconhecidas internacionalmente e de o T5 ter sido mais uma vez pré-selecionado na categoria «Melhor Utilitário» do prémio Trator do Ano 2023”.

Elevado desempenho e eficiência

A nova máquina dispõe de duas versões, de 90 e 100 CV, e inclui um motor FPT F5 Stage V de quatro cilindros com 3,6 litros de cilindrada. A conceção otimizada do turbocompressor e dos pistões garante um forte desempenho e eficiência de combustível, com potência máxima fornecida a apenas 1900 RPM e o melhor binário máximo da classe (450 Nm para o T5.100S) fornecido a apenas 1300 RPM, com um excelente aumento de binário de até 47% para uma rápida recuperação sob carga.

Os tratores T5S estão equipados com um sistema de pós-tratamento de gases de escape que integra um catalisador de oxidação diesel, filtro de partículas diesel e unidade de redução catalítica seletiva numa única solução compacta, que não requer manutenção e está situada completamente por baixo do capô, assegurando uma visibilidade e manobrabilidade perfeitas, elevada distância ao solo e fácil instalação do carregador.

Os tratores têm um intervalo de serviço de 600 horas e todas as tarefas de manutenção diárias podem ser facilmente efetuadas apenas a partir do lado esquerdo.

O T5S está equipado com uma transmissão 12×12 ou, opcionalmente, com uma transmissão mecânica ou powershuttle com super-redutor 20×20, para mudanças de direção suaves e rápidas sem utilizar a embraiagem.

O sistema hidráulico possui duas bombas: uma bomba de 36 l/min dedicada à direção e uma segunda bomba com até 82 l/min para os serviços. A nova bomba MegaFlow™ é capaz de assegurar tempos de ciclo do carregador mais rápidos e elevação e descida rápidas dos acessórios. Para complementar, existe também uma tomada de força eletro-hidráulica de 540/540E/1000 RPM com ativação de arranque suave, função eco e capacidade de velocidade no solo. Podem estar equipados com até três tomadas remotas hidráulicas, todas com sistema push-pull para uma ligação fácil. Os tratores T5S podem ser encomendados de fábrica com um pacote com carregador frontal preparado integrado; outras opções incluem engate dianteiro e TDF montados de fábrica.

O T5S apresenta um eixo robusto de Classe 1 que oferece a possibilidade de escolher entre uma ampla seleção de larguras de via — mesmo as mais estreitas de 1,4 m, que são ideais para algumas aplicações de horticultura e pomar.

Conforto e visibilidade inigualáveis

O novo elevador traseiro do T5S possui 2 cilindros de elevação externos para aumentar o desempenho e facilitar a manutenção. Os tratores têm uma capacidade máxima de elevação excecional de 4,4 toneladas e estão equipados com os controlos Lift-o-Matic para elevar e baixar rapidamente os acessórios a uma posição predefinida.

Os tratores T5S beneficiam de um novo e amplo design de cabina de quatro pilares que proporciona uma visibilidade a 320 graus. A cabina de plataforma plana é acedida através de portas completas, e o banco com suspensão pneumática e o tejadilho de alta visibilidade para os trabalhos com carregador conferem um conforto excecional ao operador. Embora os tratores T5S estejam entre os modelos mais básicos da gama T5, podem ainda ser equipados com um elevado grau de especificações, se necessário. As opções incluem telemática PLM Connect, guiamento automático EZ-Pilot e o visor IntelliViewTM 4 ISOBUS com capacidade UT/TC. Em suma, esta nova série de tratores utilitários da New Holland está repleta de novas funcionalidades, com a cabina mais confortável, espaçosa e com a melhor visibilidade da classe, motores mais limpos e com capacidade de resposta, articulações mais fortes e elevada capacidade hidráulica. No mundo dos tratores utilitários, a New Holland continua a sua liderança e inovação, oferecendo soluções sustentáveis destinadas a satisfazer as necessidades dos clientes a fim de melhorar o desempenho e a produtividade, maximizando simultaneamente o conforto do operador.