Tal como há 40 anos, Grupo Hubel continua a assentar atividade em produtos que aportem desenvolvimento tecnológico

Tal como quando foi fundado, há 40 anos, hoje o Grupo Hubel mantém-se fortemente ligado ao setor da agricultura, que alías teve a sua génese.

Constituído por sete empresas, divididas por várias unidades de negócio, nomeadamente agricultura, engenharia e automação e ainda infraestruturas, o Grupo Hubel conta com quase uma centena de trabalhadores, dos quais 70 são afetos à Hubel Verde, uma das empresas do negócio agrícola e a que maior peso tem na atividade do Grupo.

Instalações da Hubel Verde em Pechão

Indo à génese da sua criação, o Grupo Hubel foi constituído no Algarve há 40 anos, que já nessa altura se debatia com problemas derivados da falta de água, e começou por fabricar automatismos, introduzindo alguma tecnologia e automação nas captações de água para a rega na agricultura.

Visita do Secretário de Estado da Economia, João Alves Correia, ao Grupo Hubel inserida na inicitiva “Encontros para a Competitividade e Inovação” (julho’22)

Hoje, de acordo com a retrospetiva de Tiago Andrade, administrador do Grupo, este está muito mais vocacionado para a comercialização de fatores de produção visando uma maior rentabilização para o agricultor, com respeito pela sustentabilidade ambiental. Na área da água e energia apresenta soluções que visem a eficiência e poupança destes recursos, neste caso não só no mercado agrícola como também no segmento municipal e industrial, com alguma vertente para o turismo.

Entre os muitos marcos que se destacaram nestes 40 anos, Tiago Andrade menciona por exemplo a introdução da fita de rega que pode ser encarada como uma “revolução” à data, em 1987. Referencia igualmente a ligação do Grupo ao primeiro projeto de culturas em substrato que foi instalado na zona de Odemira, onde participou com soluções de rega e bombagem. Nesta sequência avançou para os fertilizantes líquidos, o que acabou por ser o nascimento do que é hoje a Hubel Verde, com as soluções que faziam sentido para hidroponia.

Tiago Andrade, administrador do Grupo Hubel

Já em 2010 passou a disponibilizar também soluções para tratamento de água e entretanto entrou na telemetria e telegestão, vocacionada não só para a agricultura mas também para a área municipal para avaliação dos consumos reais, monitorização e combate ao desperdício ao que se seguiu a IoT, quando a internet passou a ser mais acessível e foi possível ligar todos estes aparelhos em rede.

Mas, olhando para o futuro, o administrador do Grupo Hubel está seguro de que aquilo que o mesmo quer alcançar está sobretudo relacionado com o ambiente e sustentabilidade. Ou seja, “com utilização de produtos que promovam um maior equilíbrio, focado também na análise de dados e a partir daí perceber o que poderá ser o amanhã e conseguir-se uma metodologia mais preditiva e menos reativa no setor agrícola. Já estão a ser recolhidos dados, mas tem faltado a parte preditiva. Será o próximo passo” (…).

Leia a reportagem completa na edição de dezembro 2022 da Revista Voz do Campo.